Mais de 500 animais silvestres são resgatados durante operação

Com informações do A Tarde/Foto: Divulgação- PRF

Uma operação denominada Voo Livre resultou no resgate de 575 animais silvestres no sul da Bahia. A ação, realizada entre os dias 20 e 24 de maio, coibiu a criação ilegal e o tráfico de aves com ações pontuais em municípios como Ibicaraí, Floresta Azul, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Mascote, Camacan, Ibirapitanga e outros municípios.

Além do resgate dos animais, foram apreendidas cinco armas apreendidas usadas na caça predatória. De acordo com o Inema, muitas aves estavam em gaiolas sujam com fezes e sem água, com aparência de falta de cuidado e maus tratos. Diversas foram encontradas em cativeiros como depósito para o tráfico de animais silvestres, como ocorreu no distrito de Itamarati, município de Ibirapitanga.

A ação resgatou espécies como sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão, bigode, trinca ferro, azulão, periquito jandaia, periquito maracanã, papagaio verdadeiro, cardeal, cigarra, além de papagaio chauá e periquito jandaia, ameaçados de extinção.

Os animais foram encaminhado Cetas em Vitória da Conquista e os infratores identificados vão responder por crimes ambientais por meio dos Termos Circunstanciado de Ocorrência lavrados pela DPA. Durante a operação, também foram promovidas ações de conscientização e educação ambiental.

A ação, coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa-Ilhéus), Delegacia de Polícia Ambiental da Polícia Civil e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista.