Após queda, escultura das gordinhas é reinstalada

Foto: Bruno Concha

Uma das estátuas “As Gordinhas de Ondina” foi reinstalada na praça Eliana Kertész, em Ondina nesta quarta-feira (5), após 30 dias da queda da escultura. Segundo a Prefeitura de Salvador, a obra que tem o nome de Mariana recebeu uma nova estrutura metálica que fica chumbada em uma base de concreto.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) ainda irá fazer o restauro da pintura no próprio local. A estátua Catarina também teve a sua base trocada e também terá a pintura restaurada pela FGM. Já Damiana, que já tinha sido retirada do local devido às obras de drenagem durante a primeira etapa da requalificação da orla de Ondina, está com a estrutura de base intacta e não teve necessidade de reparos.

O conjunto de esculturas As Meninas do Brasil foi fundida em bronze sobre base de concreto. De autoria da artista plástica Eliana Kertész (1945-2017), a peça foi implantada em 2004 e homenageia três etnias matrizes do Brasil: a negra, a branca e a índia.
Damiana, Mariana e Catarina trazem o significado de passar uma mensagem de amor e respeito às diferenças. Numa atitude lúdica, cada estátua foi posicionada intencionalmente para direção de três continentes do globo terrestre: Damiana contempla o mar em direção da África; Mariana vislumbra Portugal; e Catarina olha para o continente da América.