Candeias: Candidatos a vice das chapas de pré-candidatos serão definidos até sexta

Há três dias para o fim do prazo de realização das convenções partidárias, momento que define os candidatos a prefeitos e vereadores, a escolha dos vices das chapas dos pré-candidatos Antônia Magalhães (DEM) e Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) ainda é tema de debate entre os grupos. A situação ficou mais complicada após a posse do prefeito interino Jorge Luiz Tavares (PSD), conhecido como Bom Jorge, provocando desarticulação dos grupos políticos.

Na chapa liderada pelo vereador Dr. Pitágoras Ibiapina, o nome mais cotado está o do ex-secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Mailson Assis, grande aliado político do prefeito interino. Informações de bastidores dão conta de que a indicação de Mailson, filiado ao PSB, para a vaga de vice tenha sido feita por Bom Jorge, em troca de manter o apoio a Pitágoras. No entanto, há quem diga que a ida de Mailson não teria agradado parte do grupo que ameaçou deixar a coligação.

Porém, a possibilidade de Bom Jorge ser o candidato a reeleição ainda não foi descartada.

A indecisão também toma conta da chapa da oposição, liderada pela ex-prefeita Antônia Magalhães que não definiu o candidato que irá marchar ao lado dela na campanha eleitoral. Segundo informações de bastidores, o ex-secretário de Esportes e Lazer, Antônio Gilson (PTN), conhecido como Bobó, pode ser o vice, mas ela ainda não se decidiu.

Por outro lado, a ida de Bobó para a oposição não é bem vista pelos aliados de Tonha, pelo fato dele ter sido anunciado como vice da chapa da vereadora Marivalda da Silva (PT), candidata a sucessão do então prefeito Sargento Francisco (PSD).

Na disputa pela vaga estão também o ex-vereador Toinho Bordoni e o presidente da Câmara de Vereadores, Gil Soares, ambos do PTB.

Terceira Via

Após perder o apoio do prefeito afastado Sargento Francisco (PSD), a vereadora Marivalda da Silva (PT) busca o apoio de outros partidos que ainda não definiram suas coligações, na tentativa de formar uma terceira via para disputar as eleições. No entanto, especula-se que o PT pode ir para a eleição com a chapa formada pelo próprio partido. Apesar de propor uma nova coalizão para a campanha, informações de bastidores afirmam que a vereadora pode ceder o apoio para Pitágoras.

O mistério será revelado na sexta-feira (5), com o anúncio dos candidatos e as coligações que irão disputar as eleições de 2016.

A convenção do PP está marcada para as 14h, na sede do partido, localizada na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. Já a convenção do DEM, acontece às 17h, tambem na sede do partido, na rua do Passé.