Candeias: Pira da Independência é acesa e fogo simbólico deixa o município

    Depois de passar por Cachoeira, Saubara, Santo Amaro e São Francisco do Conde, o Fogo Simbólico da Independência da Bahia chegou a Candeias por volta das 8h da manhã desta sábado (1º), pelas mãos dos atletas sanfranciscanos. A passagem do Fogo Simbólico por Candeias e mais seis cidades faz parte das comemorações da data magna da Bahia, o Dois de julho.

    A tocha que rememora as grandes lutas do início do século XVIII pela Independência do Brasil foi recepcionada na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes pelo prefeito Pitágoras Ibiapina. Este ano, a Bahia comemora 194 anos da independência. “É um evento muito importante. Acredito que dentro dos 365 dias do ano, seja uma das mais importantes da Bahia. Desde de 1823 conquistamos essa independência e também o povo de Candeias foi liberto” , disse o prefeito Pitágoras Ibiapina.

    A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários e autoridades civis e militares. Na ocasião, foram hasteadas as bandeias do Brasil, da Bahia e de Candeias, entoação do Hino da Bahia, pronunciamento de autoridades municipais de Candeias e São Francisco do Conde. Após a solenidade, os atletas candeenses partirão com a tocha rumo ao município de Simões Filho.

    Percurso

    Antes de chegar à capital baiana no domingo onde será acesa a Pira, o Fogo Simbólico passa pelas cidades-chave da Independência, saindo de Cachoeira, passando por Saubara e Santo Amaro, depois pelas cidades de São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, chegando à capital baiana no dia 2 de julho.

    Independência

    O Dois de Julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 193 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em Dois de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após à Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.