Candeias: Alunos de escolas públicas participam de votação simulada

Foto: Divulgação TRE/BA

Estudantes das escolas municipais Conselheiro Luiz Viana e Julieta Viana, em Candeias, receberam nesta terça-feira (17), as ações do projeto Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias. Cerca de 140 alunos do sexto ao nono ano participaram da oficina de votação simulada.

Durante a ação, os adolescentes acompanharam de perto o funcionamento das urnas eletrônicas e o processo simulado de uma eleição. Um dos destaques do projeto foi a dinâmica da campanha eleitoral: três alunos voluntários representaram candidatos ao cargo de prefeito e apresentaram suas propostas aos demais para que pudessem escolher a que considerasse melhor.

“Eu gostei bastante, pois ensinou para gente um pouco mais sobre as eleições. Teve uma brincadeira aqui em que eu fui uma das candidatas e eu gostei muito, foi bem interessante”, afirmou Rebeca Vitória, 11 anos, aluna da Escola Conselheiro Luiz Viana.

A comunidade escolar também assistiu a vídeos e explanação dialogada, ministrada pela servidora da EJE-BA, responsável pela promoção do projeto Eleitor do Futuro, Adriana Passos, sobre as funções da justiça eleitoral, voto branco e nulo, facultativo e obrigatório, direitos e deveres do cidadão, dentre outros.

“Achei muito legal essa simulação da urna. Aprendi muito sobre a eleição, aprendi muito sobre o voto e sobre a idade mínima [para se candidatar a cargos eletivos], foi muito divertido”, afirmou Edgard de Santana Pereira, 11 anos, aluno da Escola Julieta Viana.

 

Desde maio deste ano o Eleitor do Futuro vem sendo difundido no interior do estado. Mata de São João, Inhambupe, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Eunápolis são alguns dos municípios que receberam as ações do projeto e já estão desenvolvendo atividades dentro da temática com os alunos.