Candeias: Prefeito fala sobre situação do município

O Programa Fala Comigo, de hoje (13), entrou em contato com o prefeito de Candeias, Sargento Francisco (PSD), para falar sobre os danos causados com a forte chuva que caiu no município nos últimos dias. “A topografia íngreme  e o fato de pessoas construírem em locais de riscos faz com que a cidade passe por essa triste situação”, afirmou o prefeito.

O saldo é de 300 casas catalogadas pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Ação Social, que podem sofrer danos caso a chuva continue. Foram registrados mais de 45 pontos de deslizamento e número é superior  à 150 ocorrências registradas pela Defesa Civil. Candeias é monitorada 24 horas pela Coordenação Nacional de Defesa Civil, em Brasília. “tem escolas e o ginásio esportivo de prontidão para qualquer emergência, a  Secretaria Municipal de  Ação  Social providenciou um local provisório  para as família atingidas”, disse.

O Prefeito afirmou que durante o fim de semana, junto com todos os secretários percorreu os pontos críticos da cidade. A Secretaria de Ação Social, por sua vez, cadastrou todos os moradores atingidos.“Alguns moradores preferiram ir para casa de parentes”, explica Francisco que completa informando que a Defesa Civil está atuante visitando os pontos críticos.

De acordo com prefeito, uma audiência com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, está marcada para discutir recursos para construção de encostas que está orçado em R$ 74 milhões.“O município por si só não tem condições de fazer as encostas. Não é simplesmente fazer uma parede de bloco para segurar um morro de 60, 70 metros de altura”, explicou.

IMG-20150411-WA0008

A ocupação desordenada é um dos principais fatores que contribuem para  os alagamentos. “ Pessoas constroem  em cima de brejos e afunilaram o canal, o grande  volume de água, nesses  locais,  termina invadindo as casas. Isso acontece na Saboaria e em outros locais”, explicou Francisco. Outro grande problema enfrentado pelo município, de acodo com o prefeito, está no descarte de  entulhos e lixos  nas vias públicas,.“ Quando chove esse material vai para as manilhas e entope, lixo nas encostas, córregos, tapam boca de lobo” lamentou e completou dizendo que a Defesa Civil juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos vem fazendo limpeza de canais e de bueiro ao mesmo tempo que pede a  população para não jogar lixo e entulhos nas ruas.

Críticas

Durante a entrevista o prefeito rebateu as informações divulgadas pelo ex-deputado estadual Júnior Magalhães que criticou a publicação do decreto de situação de emergência na cidade, alegando que o prefeito não fez limpeza de bueiro canais ou construíram encostas. Em reposta, o prefeito disse que a mãe do ex-deputado estadual, a ex-deputada federal Antônia Magalhães não  buscaram junto ao ministério, mesmo estando na base do governo, recursos para  obras no município. “Infelizmente  não trouxe 1 real para o município, as emendas que fez não colocou 1 centavo na cidade.  Candeias não ganhou nada com a Deputada e  Junior  que foi por duas  vezes Dep. Estadual , também na base do governo, não trouxe nada para cidade”, finaliza.