Gastos com publicidade do Governo Federal disparam na TV Aberta

Na contramão do que vem pregando publicamente, desde que assumiu o Governo do país, o Presidente Michel Temer não tem poupado o bolso na hora de se alto promover na televisão, isso porque, considerando apenas TV aberta, emissoras como: Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!, o chefe de estado gastou 13% mais publicidade no ano passado, que em 2016.

Entre as emissoras, o maior crescimento proporcional se deu no SBT, que teve sua renda pública aumentada em pelo menos 38,8% de um ano para o outro, talvez isso explique o fato de Presidente ter feito um tour pelos programas da emissora, afim de promover sua fracassada Reforma da Previdência, que acabou sendo arquivada.

Em 2016, segundo informações do SECOM (Secretaria de Comunicação Social), o SBT recebeu R$ 9,6 milhões de verbas do Governo Federal, sendo responsável por 6,3% de toda publicidade realizada pelo Governo naquele ano. Em 2017, segundo informações do mesmo órgão, a emissora de Sílvio Santos recebeu R$ 13,3 milhões do Governo, aumentando sua participação para 9,9% de toda publicidade e propaganda do Governo, considerando todas as mídias. 

A Record TV, também aumentou suas receitas, passou de R$ 12 milhões, para R$ 14,1 milhões, uma alta de 17,7% segundo o órgão, a participação da emissora também subiu, de 7,8% para 10,5%. 

A Rede Globo também não teve do que reclamar, já que viu sua verba saltar pelo menos 19% no ano passando, quando recebeu R$ 42,6 milhões do Governo, enquanto no ano anterior, havia recebido R$ 35,9 milhões. Com relação ao último ano do Governo Dilma, a emissora saltou 55% em suas verbas publicitárias do Governo. 

Band e RedeTV! não tiveram muito o que comemorar, já que durante o Governo Temer suas verbas caíram bruscamente. Enquanto a emissora do Morumbi contou com 59% a menos em suas verbas federais, a emissora de Osasco teve uma queda de 57% neste orçamento.

Somando o valor de todos os veículos de comunicação (TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet), o governo federal gastou R$ 795,8 milhões com publicidade no ano de 2017.

A maior parcela dos gastos foi destinada utilidade pública, que tem objetivo de informar e orientar a população para adotar comportamentos que tragam benefícios reais na melhoria da qualidade de vida. Ao todo, R$ 379,4 milhões dos cofres públicos foram aplicados nesse tipo de campanha.

Já publicidade institucional, que tem como meta a divulgação de informações sobre atos, obras e programas governamentais. Essa categoria da despesa somou R$ 306,8 milhões da verba utilizada pelo governo federal.

Outros R$ 66,3 milhões foram destinados à publicidade legal. Essa categoria da publicidade utilizada pelo governo federal é responsável pela publicação de avisos, balanços, relatórios e outros comunicados de órgãos e entidades da administração pública federal obrigados a divulgar por força de lei ou regulamento. A EBC Serviços distribui aos veículos de comunicação a publicidade legal dos órgãos federais.

Na conta de gastos do governo federal com publicidade ainda é possível encontrar os serviços “mercadológicos”, para os quais foram aplicados R$ 10 milhões. Esse tipo atividade se destina a lançar, modificar, reposicionar ou promover produtos e serviços de entidades e sociedades controladas pela União que atuam numa relação de concorrência no mercado. Em resumo, essa modalidade de propaganda serve para promover produtos e serviços.

Fonte: Bastidoresdatv

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