População de Pé de Serra se une e apaga incêndio na Serra do Leão

0

Por volta das 15 horas e 30 minutos da ultima sexta-feira (10) foi iniciado um incêndio na Serra do Leão, um dos símbolos da cidade de Pé de Serra, o qual teria devastado toda a vegetação do local e atingindo até as casas se não fosse a união de muitos moradores que enfrentaram as chamas.

De acordo com o carteiro Everson Matos, ele foi uma das primeiras pessoas a perceber o fogo, tirando a primeira foto que circulou rapidamente pelo WhatsApp e Facebok e daí começou uma maratona de muito trabalho e mobilização  que ele estima ter envolvido mais de 400 pé-de-serrenses.

“ O primeiro a subir na serra foi um amigo meu chamado Joandson que tentou apagar o  fogo com palha de Licuri, aí chamei outros amigos; Romilson do Vale Verde, Altemar, Ezequias, Walis, Juninho, Lucas, Caike, Ezequiel,Wilian, Lucas Santana e pegamos, cordas, foices, água e improvisamos uns abafadores e conseguimos combater mais de 50 focos de incêndio. E a vegetação da serra não está hoje 100% destruída porque a gente saiu no meio do mato enfrentando as chamas e em muitos lugares fomos pendurados e amarrados de cordas e nesse momento infelizmente grande parte da população apenas olhava de baixo. Mas quando o fogo começou a atingir outro lado da serra e que poderia chagar nas casas a população se mobilizou, onde diversos carros-pipas ficaram ao redor da serra e a água foi levada para cima em uma grande corrente humana passando baldes de um a um”, afirmou Everson.

O empresário Altemar foi um dos mobilizadores de pessoas que ajudaram a combater as chamas , ele criticou o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana que  veio chagar quando o incêndio já tinha acabado.

“A comunidade ficou chateada com o descaso do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana que foi acionado por volta das 15 e 30 e só  chegaram as 22 horas  quando fogo já tava apagado. Eu quero agradecer imensamente a toda a comunidade de Pé der Serra, que mostrou que ama a natureza e ama essa serra onde todo mundo se mobilizou, independente de crença ou partido político”, disse Altemar.

A população de Pé de Serra também contou com ajuda do grupo de voluntários da Brigada Anjos Jacuipense, da cidade de Riachão do Jacuípe que se descolaram para combater as chamas.     (Fonte: VR14)

Comments

comments