Riachão do Jacuípe: 1º de maio teve protestos contra a prisão do ex-presidente Lula

Nesta Terça-feira, 1º de maio de 2018, Dia do Trabalhador, aconteceram comemorações e eventos em todo o Brasil. Em Riachão do Jacuípe, a festa mais uma vez contou com grande participação popular, recheada com a presença de políticos de vários matizes ideológica. A festa é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Riachão do Jacuípe e conta com apoio da Prefeitura Municipal e comércio local.

Logo cedo dezenas de caravanas chegaram de todas as regiões do município e se concentraram em frente à sede do Sindicato, onde um trio elétrico já aguardava para animar a festa ao som de repentistas e um grupo de forró.

Presidente do sindicato João Batista, Padre Wesdras, e Neto Terra Branca

O evento teve inicio com o discurso do presidente João Batista, que pediu um minuto de silencio em homenagem a Reninho, ex-diretor do sindicato.  Depois da oração do padre Wesdras, o trio elétrico deixou a sede do sindicato com destino à Praça Landulfo Alves, ponto de concentração do evento, com show do cantor Adilho Barbosa e a participação da cantora Carol Silva.

Cantor Adilho Barbosa a cantora Carol Silva e Antonio Mota

 

O foco principal dos discursos neste 1º de maio foi à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Secretario de Finanças do sindicato, Teodomiro Paulo  contou como foi que o evento do primeiro de maio ganhou força na cidade , e criticou o governo federal que com ajuda de alguns deputados aprovou  as reformas que segundo ele, “prejudicaram o homem do campo e o trabalhador em geral”.

Quem também usou da palavra foi o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jeronimo Rodrigues. Ele lembrou que ‘veio da roça e conhece a lida do homem do campo’. Ele falou ainda sobre a seca e destacou a agricultura familiar na região.

O prefeito Zé Filho destacou a importância do sindicato para o homem do campo o prefeito aproveitou para falar sobre algumas ações de seus um ano e quatro meses à frente do município.

Discursaram ainda os deputados Neuza Cadore (PT), Daniel Almeida (PCdoB), o presidente da FETAG (federação dos trabalhadores da agricultura na Bahia)- Claudio Bastos, e movimento Lula Livre – Jose Avelange.

Concentração em frente a sede do sindicato

 

Chegada a Praça Landulfo Alves

Comments

comments