TV Brasil deve economizar R$ 42 milhões anuais com PDV

A TV Brasil vai economizar R$ 42 milhões de reais a partir de 2019.

O segundo PDV (Plano de Demissão Voluntária) da emissora terminou com a adesão de 257 funcionários.

Eles receberão todos os direitos trabalhistas, além de um incentivo financeiro equivalente a dois anos de salário.

Segundo a direção da emissora, os desligamentos vão representar uma economia estimada em R$ 42,6 milhões anuais, o que significa que cada um dos demitidos custava, em média aos cofres públicos, cerca de de R$ 165,7 anuais.

A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) não informa quantos funcionários trabalham apenas na TV Brasil.

Ela informa ter no total 2.278 empregados (1.962 concursados). Diz que “há ainda empregados cedidos ou anistiados de outros órgãos e servidores da antiga Fundação Roquette Pinto.

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do portal “UOL”, o desligamento desses empregados vai ocorrer no próximo dia 17. Após esta data, a EBC diz que passará a ter 1.705 empregados.

Somado ao primeiro PDV (que terminou no começo do ano), os desligamentos vão economizar cerca de R$ 67 milhões/ano (14% da folha de pagamento).

A TV Brasil está no olho do furacão desde que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou o desejo de extinguir a emissora, que ele considera inútil.

A TV Brasil foi criada no final de 2007 no governo Lula, sob as mãos do ex-ministro das Comunicações Franklin Martins. De 2007 a 2016 seus resultados em audiência foram irrelevantes. Nos últimos dois anos, porém, a emissora começou a reagir.

O canal viu sua audiência crescer mais de 60% desde o impeachment de Dilma Rousseff, cerca de dois anos atrás.

A TV da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) fechou o mês de julho/2018 como a 10ª emissora mais vista do país, segundo dados do Painel Nacional de Televisão.

A medição do Ibope analisa um universo de 24 milhões de domicílios nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Cada ponto equivale a cerca de 240 televisores sintonizados.

Em julho de 2016, pouco antes do impeachment de Dilma, a TV Brasil marcava 0,19 ponto e 0,41% de share neste mesmo relatório.

Dois anos depois, em julho de 2018, fechou com 0,31 ponto 0,67% de share. Passou da 27ª colocação para a 10ª posição. Um crescimento de 64%

Em dois anos ela ultrapassou canais abertos como TV Aparecida e Rede Vida, e pagos como o Gloob, o AXN e o Megapix.   (bastidoresdatv)

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