O Polo é construído sobre a nova plataforma modular MQB da Volkswagen; dela vão surgir um sedã, chamado Virtus e ainda uma picape e um utilitário-esportivo (SUV) compacto. Entre as novidades tecnológicas, tem opção até de quadro de instrumentos totalmente digital.
O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.
O Novo Polo é equipado de série em todas as versões com sistemas Isofix® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). Além disso, vem com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais de série. Tais equipamentos ajudaram para que o carro conquistasse 5 estrelas de segurança para crianças e cinco para adultos em teste de colisão do LatinNCAP.
Na versão de entrada, o Polo vem com motor 1.0 MPI de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas. A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm.
O mais aguardado é o motor turbo 200 TSI, para as versões Comfortline e Highline. O nome é referente aos 200 Nm de torque. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm. Ele vem sempre acoplado com a nova caixa automática AQ250-6F de seis velocidades.
Airbags frontais e laterais, transmissão manual de 5 velocidades, som com 4 alto falantes,
1.6 MSI -R$ 54.990,00
Airbags frontais e laterais, transmissão manual de 5 velocidades, sistema keyless
Comfortline 200TSI – R$ 65.190,00
Transmissão automática de 6 velocidades, sensores de estacionamento, sistema de som Composition Touch
Highline 200TSI – R$ 69.190,00
Transmissão automática de 6 velocidades, ar-condicionado digital, pacote de segurança: ABS, ESC, ASR e EDS