Governo diz que só 122 dos 3,5 mil peritos do INSS voltaram ao trabalho nesta segunda

Peritos representados pela ANMP decidiram não voltar ao trabalho na última segunda (14); eles afirmam que as agências não cumpriam requisitos de segurança sanitária

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que, até o início da tarde de hoje (20), somente 122 peritos haviam retornado ao trabalho presencial em agências do INSS em todo o país. Eram esperados 378 peritos. A informação foi divulgada pelo site G1.

A expectativa é que amanhã (22), o número seja de 476 peritos. Segundo a secretaria 3500 peritos atuam no INSS, mas nem todos voltarão ao trabalho. Aqueles que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 continuarão no trabalho remoto.

Na última segunda (14), o INSS retomou atendimentos presenciais em parte das agências do país. Peritos representados pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), entretanto, decidiram não voltar ao trabalho. Segundo eles, as agências não cumpriam requisitos de segurança sanitária.

Na sexta-feira (18), o governo comunicou via “Diário Oficial da União” que os médicos que não retornassem nesta segunda ao trabalho teriam as horas descontadas. Disse ainda que acionaria o Ministério Público Federal e o do Trabalho para vistoriarem as agências.