Prefeitura de Mata de São João proíbe shows e restringe entrada de transportes de turismo

Foto: Reprodução

A prefeitura de Mata de São João, região metropolitana de Salvador (RMS), publicou um decreto que proíbe a realização de shows e limita o acesso de transportes de turismo ao município. As medidas foram tomadas para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus e é válido desta sexta-feira (18) até 30 de janeiro.

A realização de festas e/ou shows, seja em espaço público ou privado, está proibida independentemente da quantidade de pessoas. O prefeito Marcelo Oliveira (PSDB) determinou também que atividades e eventos com público superior a 200 pessoas continuem proibidos em todo o município, enquadram-se nessa regra  os eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeata e aulas de dança.

Quanto a limitação de acesso de transportes de turismo, o decreto determina que será necessário: apresentação de autorização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba); acompanhamento por guia de turismo; a apresentação de comprovante de pagamento das taxas municipais competentes (à exceção das agências e operadoras de turismo sediadas no município); e a comprovação de reserva de hospedagem e/ou comprovação de agendamento prévio à equipamentos turísticos. Caso as determinações não sejam cumpridas, poderá ocorrer “a apreensão imediata dos equipamentos utilizados nos eventos, bem como sujeitarão os organizadores à responsabilização administrativa, civil e criminal”, de acordo com o decreto.

“O aumento no número de contaminações em todo o país é muito preocupante. Por isso temos que tomar o máximo de cuidado com as festas de final de ano e com o fluxo de turistas que nos visitam nesta alta temporada […] A fiscalização será reforçada, mas pedimos que a população, os empresários, os profissionais e os turistas colaborem. Que usem máscaras, façam os procedimentos de higiene, evitem aglomerações e sigam todas as regras estabelecidas nos protocolos de segurança sanitária do município”, afirmou Oliveira.

Pandemia 

Desde o início da pandemia, a Bahia registra 464.083 casos do novo coronavírus e 8.748 óbitos. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 4.920 novos casos e 29 óbitos, de acordo com dados da secretaria estadual da Saúde (Sesab).

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em todo o estado é de 75%.

Fonte: BNews