ACM Neto critica troca de comando nas Forças Armadas e diz que ‘democracia é um valor inegociável’

Reprodução: Metro 1

O presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, avaliou as recentes trocas de comando no Exército, Marinha e Aeronáutica após rompimento com o governo de Jair Bolsonaro. Em post na redes sociais, ele declarou que as mudanças no Ministério da Defesa “inquietam” a população. “É essencial para a Democracia que as Forças Armadas atuem sempre com independência, e estejam a serviço do Estado brasileiro, jamais a serviço dos interesses de quem quer que seja”, disse Neto.

“As recentes mudanças no Ministério da Defesa e nos comandos das três Forças inquietam o país. Precisamos do máximo de responsabilidade de todas as autoridades públicas. A Democracia é um valor inegociável”, acrescentou.

Ontem (30), o presidente Jair Bolsonaro anunciou, além da demissão do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva e entrega do comando da pasta ao general Walter Souza Braga Netto, a saída dos três comandantes das Forças Armadas, Edson Pijol, do Exército; Ilques Barbosa, da Marinha, e Antônio Carlos Moretti Bermudez, da Aeronáutica. Os militares pediram demissão por discordarem das sucessivas tentativas do presidente de utilizar politicamente as Forças Armadas.