Taxa do cartão de crédito sobe para 335% em abril

Informações e Foto: A Tarde

Os juros do rotativo do cartão de crédito subiu de 334,6% em março para 335,3% ao ano em abril, De acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira, 28. As taxas do cheque especial para pessoa física aumentou 122,3% para 124,5% ao ano no mesmo período de comparação.

O Banco Central disse nesta quarta-feira, 26, que o limite imposto para as taxas do cheque especial evitaram o pagamento de R$ 10 bilhões em juros, beneficiando, principalmente, os mais pobres.

De acordo com a autoridade monetária, a taxa média cobrada na economia subiu 0,5 ponto percentual em abril e passou de 28,5% para 29% ao ano. No ano, a alta foi de 3,5 pontos percentuais. Caiu 2,3 pontos percentuais em 12 meses.

O aumento de taxas é registrado no período que o BC subiu a taxa básica, a Selic, para controlar a inflação. O Copom (Comitê de Política Monetária) subiu os juros base de 2,75% para 3,5% ao ano. Sinalizou outra alta de 0,75 ponto percentual em junho.

Apesar da alta das taxas, o percentual de inadimplência com operações de crédito se manteve inalterado durante os últimos 5 meses em 2,9%.

O spreads bancário –diferença entre a taxa que os bancos pagam para captar dinheiro e os juros que são cobrados dos clientes– subiu 0,1 ponto percentual em abril contra março. No ano, a alta foi de 1,6 ponto percentual.