Com recursos garantidos, prefeitura quer inaugurar roda-gigante de Salvador em 2022

Após anunciar o equipamento como um dos atrativos do plano de dinamização do turismo da capital baiana (relembre), o prefeito Bruno Reis confirmou o local onde a roda-gigante será implantada em Salvador. E a ideia é que ela já esteja funcionando em 2022.

É semelhante à de Londres e a Rio Eye. Aqui em Salvador vai ser ali do lado do Polo de Economia Criativa, do lado do hub de tecnologia”, informou o gestor municipal, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (27).

 

A prefeitura já previa instalar a roda-gigante no bairro do Comércio, mas a definição se deu após reunião realizada na última quarta-feira (21), entre Bruno, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, e empresários (saiba mais). “Reunimos, configuramos, acertamos”, disse o titular da Secult, sobre o encontro.

 

“Então, a roda-gigante vai ficar ali no cais do porto, entre um e outro [o Hub Salvador e o Polo de Economia Criativa]. Eles já deram entrada na documentação toda na Sedur [Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo], o próximo passo agora é a gente conversar com a Antac [Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído], porque precisa de autorização da Antac, e também com o patrimônio da União [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan] para submeter o projeto”, explicou Mota.

 

Destacando que o investimento para a implementação do projeto já está garantido, o secretário afirmou que a prefeitura “espera até o fim do ano começar a concretização para que o ano que vem a roda-gigante já seja inaugurada por essa gestão”. Sem deixar claro se os recursos serão todos provenientes da iniciativa privada, ele explicou que o Município será responsável por “todo apoio logístico”.

Fábio Mota assegurou ainda que a obra não impactará negativamente na oferta de vagas para veículos no local. “Nós não vamos perder o estacionamento que hoje é feito ali para ônibus de turismo. Vai ser construído o estacionamento e a roda-gigante fica acima”, detalhou, classificando a implantação do equipamento como “um indutor de turismo importante” para a cidade, que “vai permitir que isso seja, evidentemente, transformado em divisas”.