Anestesiologistas baianos se mobilizam em campanha solidária

 

Anestesiologistas baianos se mobilizam em campanha solidáriaA

Mansão do Caminho foi a instituição escolhida para receber os donativos entregues nesta quinta-feira (29)

A entrega de 3,3 toneladas de alimentos aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), na sede da Mansão do Caminho, com a presença do presidente e vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (COOPANEST-BA), Carlos Eduardo Araujo e Aurino Gusmão, além do vice-presidente da Sociedade de Anestesiologia da Bahia (SAEB), Márcio Henrique Barbosa. Eles foram recepcionados pelo Diretor do Departamento de Saúde da instituição, o obstetra José Carlos Gaspar que apresentou as instalações onde são desenvolvidos os trabalhos do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. A maternidade, idealizada e concretizada por Divaldo Franco, realiza 70 partos normais por mês e um total, desde sua inauguração em 26 de agosto de 2011, de quase 6 mil partos dentro dos princípios da humanização do parto e nascimento.

Empresas e instituições têm despertado para seu papel social desde que o mundo passou a enfrentar as consequências sociais e econômicas da pandemia. Sem emprego e com a redução da renda, muitas famílias estão desassistidas e a fome passou a ser uma presença constante. De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), nos últimos meses do ano passado, 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.

Esses foram os aspectos motivadores da iniciativa que faz parte do projeto COOPANEST Solidária, criado em 2010, uma forma de desenvolver ações voltadas para a sociedade, como explica Dr. Carlos Eduardo Araújo. “Como médicos e representantes de uma categoria tão atuante em nosso estado precisamos dar também a nossa contribuição social. A escolha da Mansão do Caminho dar-se pelo compromisso, seriedade e senso de humanidade de um trabalho que acontece há décadas. É uma grande satisfação poder contribuir com uma instituição que transforma vidas”.

O vice-presidente da cooperativa ressalta a importância de atos de solidariedade que o momento exige. “Não podemos nos furtar de dar a nossa contribuição à sociedade, além de cumprir a nossa missão de atender aos nossos pacientes. Em um momento tão difícil, não basta sanar a dor física, mas também cuidar das necessidades básicas das pessoas. Muito ainda temos o que fazer, essa campanha não pode parar,”, destaca Dr. Aurino Gusmão.

Para a presidente da SAEB, Liana Torres Azi, que não esteve presente na entrega por causa das atividades cirúrgicas, o processo de construção de uma sociedade mais humana depende também de pequenas ações individuais. “Doar é muito gratificante, constrói pontes entre as partes e nos mostra um novo olhar sobre o mundo. Esperamos que as famílias beneficiadas sintam o carinho com que o material foi preparado e que os alimentos tragam um pouco de acolhimento durante esse período de tantos desafios. Campanhas como essa são importantes para tentar trazer um pouco mais de conforto aos que necessitam, e para servir como incentivo para que outras instituições contribuam”.

A MANSÃO DO CAMINHO

Construída numa área de 78,000 metros quadrados, no bairro de Pau da Lima, a Mansão do Caminho atua nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, desde 1952, atendendo à comunidade carente, somando cerca de 5 mil pessoas assistidas diariamente. Cada mobilização de ajuda tem um papel importante para a continuidade do propósito da instituição, de acordo com Dr. Gaspar. “Para nós essa iniciativa representa muito. A Mansão distribui mensalmente 420 cestas básicas, essa doação que recebemos hoje nos ajudará a garantir a alimentação dessas famílias. Além do benefício objetivo de termos os itens disponíveis, a ação traz um exemplo de doação ao próximo. É preciso cultivar atitudes voltadas para o bem, e os exemplos servem de estímulos para que outras instituições se sintam tocadas a ajudar. É preciso que grandes empresários, grandes empresas coloquem dentro do seu perfil uma forma de ajudar a quem precisa. O que não falta é gente necessitada em nosso país”.

Dr. Márcio Henrique Barbosa ficou encantado com a instituição. “Confesso que, a despeito de conhecer a envergadura do líder Espiritual Divaldo Franco e, por conseguinte, imaginar o alcance dos seus projetos, fiquei deveras impressionado pela grandeza da entrega. É muito zelo e cuidado com os detalhes, muita gente fazendo trabalho voluntário. Enfim, fomos testemunhas oculares de um espetáculo humano que transforma vidas e realidades. Vale à pena fazer uma visita e aprender, na prática, o significado de empatia e solidariedade. Obrigado à COOPANEST e à SAEB por esta oportunidade”, ressalta.

 

Assessoria de Imprensa
Cinthya Brandão