Febraban decide publicar nota reafirmando compromisso com democracia

A Febraban deve divulgar nas próximas horas uma nota reafirmando seu compromisso com a democracia. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o objetivo é tentar colocar um ponto final na polêmica gerada no final de semana após surgir a informação de que a federação teria aderido a um manifesto da Fiesp em defesa dos Três Poderes.

A ideia teria partido da própria Febraban. A produção do documento foi entendida no Planalto como um ataque ao governo. Os dirigentes da Caixa e Banco do Brasil afirmaram que o manifesto seria visto como uma manifestação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ameaçaram deixar a Febraban.

Na última sexta-feira (27), os bancos Bradesco, Itaú, Credit Suisse, JP Morgan, BTG, Safra, Santander e muitos outros votaram a favor do manifesto.

Intitulada “A praça dos Três Poderes”, a declaração que seria publicada afirmava que “as entidades da sociedade civil que assinam esse manifesto veem com grande preocupação a escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades públicas”.

 

 

Bnews