Novas doses da vacina da AstraZeneca são enviadas pela Fiocruz ao Ministério da Saúde

Nesta terça-feira (26), o Ministério da Saúde recebeu mais de 4,5 milhões de doses da vacina AstraZeneca enviadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pasta deve fazer a distribuição das doses da vacina pelos estados. A Fundação alcança a marca de 118,3 milhões de doses disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações.

Na última semana, a Fiocruz divulgou que dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional foram aprovados em todos os testes internos de qualidade e já seguiram para um controle de qualidade que é realizado nos Estados Unidos da América.

Nesses laboratórios, as amostras enviadas passarão por um processo complexo de testagens, que envolve 14 testes adicionais aos realizados no Brasil, sendo o mais longo deles com duração de 56 dias”, declarou  a Fiocruz.

“O conjunto destes testes permite a comparabilidade entre os IFAs estrangeiro e nacional, garantindo que o insumo produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) possui os mesmos padrões de qualidade e segurança daqueles adquiridos por meio da encomenda tecnológica firmada com a AstraZeneca”,  concluiu a Fundação.