Varíola dos macacos: governo se reúne com fabricante de vacina

O secretário de Vigilância de Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo medeiros, afirmou em uma entrevista para o Metrópoles, que o governo está resolvendo a questão de comprar a vacina contra a varíola dos macacos. De acordo com ele, já aconteceu uma reunião com o fabricante e que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) intermedia o acordo.

“A expectativa é que as doses cheguem entre o terceiro e o quarto trimestre deste ano, provavelmente a partir de agosto”, detalha Arnaldo.

De acordo com o gestor, a vacinação não será em massa como é com a Covid-19, mas a imunização será priorizada para pessoas que tiveram contato próximo com paciente que estiver infectado e direcionado também à trabalhadores de laboratórios de diagnóstico. Ele também lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem como prioridade esse esquema de distribuição de vacinas de forma massiva.

Medeiros explica que a doença pode se resolver sozinha e que quem tiver os sintomas deverá procurar uma unidade médica para fazer um exame RT-PCR.

 

 

 

 

Bnews