Sobe para 48 o número de cidades de São Paulo com alerta máximo para queimadas

Antes, eram 36 municípios em monitoramento; número de cidades com foco ativo de incêndio caiu para 6 no fim da tarde do último domingo (25)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Incêndios que atinge o interior de São Paulo já deixou 48 cidades em alerta máximo para queimadas. Duas pessoas morreram e mais de 800 tiveram que deixar suas casas desde que o fogo começou, na sexta-feira (23), segundo dados do governo estadual.

De acordo com a Defesa Civil do estado, mais de 20 mil hectares já queimaram na região, que teve mais de 2.300 focos de incêndio em apenas três dias. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, essas localidades sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco devido à onda de calor.

Com o agravamento da situação, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) viajou na manhã do domingo para Ribeirão Preto, uma das áreas mais atingidas pelos incêndios no interior do estado. Ele anunciou um plano emergencial na Saúde para garantir o reforço nos atendimentos a casos respiratórios em decorrência da fumaça e baixa umidade do ar.