O velório do cantor e compositor Arlindo Cruz, que morreu aos 66 anos na última sexta-feira (8), está sendo realizado na quadra da escola de samba Império Serrano, na Zona Norte do Rio de Janeiro, neste sábado (9).
A cerimônia, que começou às 18h, está aberta ao público. O sepultamento acontecerá no domingo (10) no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, às 11h. Em um telão, eram exibidas imagens históricas do sambista, ao lado de dezenas de coroas de flores.
A família pediu para as pessoas priorizarem roupas claras na cerimônia, principalmente de cor branca. O velório é um gurufim, ritual de origem africana, trazido ao Brasil por povos escravizados, e que se manifesta em velórios festivos, marcados pela música, dança, comida e bebida.
O objetivo é celebrar a vida de quem partiu e amenizar a dor da perda, transformando o luto em homenagem e alegria. A bateria da escola também se apresenta durante o velório.
