PDT está fora do governo de Rui Costa

O PDT está fora do governo Rui Costa (PT) e já perdeu a Secretaria de Agricultura, que era comandada por Fernanda Mendonça. A decisão foi tomada na manhã de quarta-feira (21), pelo governador Rui Costa e coube ao secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, informar ao presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. Rui Costa impôs como condição para a permanência do PDT no governo a saída dos pedetistas da administração do prefeito ACM Neto (DEM), na capital.

 Os demais cargos do PDT deverão ser fruto da negociação com os deputados estaduais, de acordo com o presidente. “O governo manteve a posição exclusivista”, lamentou Félix, que deve informar a posição oficial do governo do estado a Carlos Lupi, presidente nacional da sigla. O diretório do partido ainda vai se reunir pra ver se permanece na base aliada na Assembleia ou se migra pra oposição, de acordo como deputado. O prefeito ACM Neto (DEM) já havia dito que mantinha diálogo com o PDT de Salvador.

Em entrevista ao Jornal A Tarde, Josias Gomes informou que Nestor Duarte deve permanecer na Secretaria de Administração Penitenciária. O novo nome para a Agricultura deve ser indicado pelos cinco deputados estaduais do PDT que permaneceram na base de Rui. Gomes disse ainda que os deputados estaduais definirão o futuro de Alexandre Brust, indicado pelo PDT para a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). O secretário das Relações Institucionais afirmou que Rui Costa quer, diferentemente do ex-governador Jaques Wagner, alianças com quem tenha “um lado só”.

Em nota pública, os deputados estaduais do PDT Marcelo Nilo, Euclides Fernandes, Roberto Carlos, Paulo Câmera e Vitor Bonfim mantiveram o apoio ao governo de Rui Costa (PT). “Os deputados estaduais do PDT baiano e a maioria esmagadora da executiva estadual do partido reafirmam o apoio à administração do governador Rui Costa – que, todos, ajudaram a eleger. Integrantes da base de sustentação do governo no Legislativo Estadual, permanecerão apoiando o projeto republicano vitorioso nas últimas eleições”, indicaram por meio de nota, encaminhada pela assessoria do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT).

Com informações do BN e A Tarde/ Foto: Manu Dias-GOVBA