Iniciada contratação de mais de 2 mil estudantes pelo Partiu Estágio

Foto: Manu Dias/GOV-BA

Os primeiros mil universitários do grupo de 2.410 estudantes convocados por meio do programa Partiu Estágio já começam a trabalhar esta semana como estagiários em órgãos e entidades da Administração Pública Estadual direta e indireta, na capital e no interior. Eles formalizaram a contratação, nesta terça-feira (13), durante evento realizado em Salvador, com a participação do governador Rui Costa. O objetivo é garantir aos jovens que estão cursando o Ensino Superior uma experiência no mercado de trabalho, em sua área de atuação.

De acordo com o governador, o Partiu Estágio é um dos três programas lançados pelo Governo do Estado para a juventude, sinalizando que a educação é o que estrutura a vida humana, e oferecendo oportunidades reais de mudanças de vida. “Temos o Primeiro Emprego, voltado para jovens do Ensino Médio Profissional. O Mais Futuro, direcionado a estudantes das universidades estaduais que sejam de baixa renda, jovens que terão apoio e direito a uma bolsa, garantindo que eles mudem suas vidas através da educação. E este programa, que institui o estágio como política pública, diferente de como se fazia antes. O Partiu Estágio transforma a oportunidade em órgãos do Estado em uma política transparente, com critérios de renda e origem de escola pública ou bolsista em escola particular. Este ato simboliza a contratação de 2.410 no mês de junho”, destacou Rui.

O Governo do Estado está investindo R$ 18 milhões para garantir aos contratados uma bolsa-auxílio de R$ 455 mensais, além do transporte – benefícios depositados diretamente na conta do estudante. Eles poderão ficar no programa durante um ano, sem a possibilidade de prorrogação. Nesta terça, 188 jovens serão encaminhados para a Secretarias da Educação, e 163 trabalharão na Secretaria da Saúde (Sesab), órgãos que receberão a maior quantidade de estagiários.

Entre os contratados nesta terça, 750 são universitários de Salvador e região metropolitana e 250 de municípios do interior. A oportunidade oferecida pelo Governo é a primeira experiência profissional da maioria desses jovens, como é o caso do estudante de jornalismo Bruno Moraes, que começa a trabalhar na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). “Estou muito satisfeito e grato por esse programa que vai me proporcionar minha primeira experiência na área. Isso me deixa muito animado quanto ao meu futuro, porque as portas vão se abrir, eu vou começar a me reconhecer como profissional, fazer contatos e aproveitar a oportunidade para me firmar no mercado de trabalho”, comemorou o estudante.