Trinta ocorrências são registradas em hospitais

Nos dois primeiros dias de Carnaval em Salvador, os hospitais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registraram, até 18 horas deste sábado (02), um total de 30 ocorrências relacionadas à festa. O maior número foi por conta de agressão física, com 21 registros. O Hospital Geral do Estado (HGE) foi responsável pelo maior número de atendimentos: 26.
Os postos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis iniciaram o atendimento às 16h de ontem e atenderam, até hoje, 217 pessoas, realizando os seguintes procedimentos: 217 testes para HIV, com um caso confirmado; 217 testes para sífilis, com 11 reagentes; 217 testes para Hepatite B, sem nenhum caso reagente, e 217 testes para Hepatite C, sem nenhum caso reagente. Foram distribuídos 17.440 preservativos masculinos e 6.000 unidades de gel lubrificante.
Todos os testes que apresentarem resultado positivo receberam as orientações e encaminhamento para início do tratamento. Os postos de testagem e aconselhamento funcionam das 16 horas até 1h do dia seguinte, na avenida Centenário (Barra) e na avenida Ademar de Barros (Ondina), e também em Porto Seguro. Esse ano a Sesab, em ação inédita, oferece internet sem fio de alta velocidade para os foliões que retirarem preservativos nos locais de distribuição. Os postos fixos disponibilizarão o serviço e, além destes pontos, haverá promotores nas ruas e avenidas dos circuitos, que utilizarão uma mochila que compartilha wi-fi gratuitamente.
Reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue são algumas ações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o período do Carnaval 2019, representando um investimento em torno de R$ 2,5 milhões.
Atendimentos
No segundo dia de Carnaval, a Sesab registrou o encaminhamento de pacientes para o Hospital Geral do Estado (18), Eládio Lasserre (1) e Ernesto Simões Filho. Além desses hospitais e da Unidade de Emergência do Curuzu, os hospitais Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho e Subúrbio receberam reforço de plantões para atenderem as demandas do período da folia.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá e Cajazeiras, estão sendo monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade. O HGE, além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, conta com outro equipamento à disposição da população, que é o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar, apto para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.