Governo recua e publica novo decreto sobre armas

Com informações do G1

Brazilian President Jair Bolsonaro gives a statement in Brasilia on January 25, 2019 after the collapse of a dam near Brumadinho in southeastern Brazil. - A dam collapse in southeastern Brazil unleashed a torrent of mud on a riverside town and surrounding farmland Friday, destroying houses, leaving 200 people missing and raising fears of a number of deaths, according to officials. The dam belonged to Brazilian mining giant Vale. (Photo by Sergio LIMA / AFP)

O governo Jair Bolsonaro recuou e publicou nesta quarta-feira (22) um novo decreto sobre as regras para posse e porte de arma de fogo no país. Entre as alterações anunciadas estão o veto ao porte de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns, além de nova regra para a prática de tiro por menores de idade e no transporte de arma em voo.

Nesta terça-feira (21), o governo federal já havia indicado que faria “possíveis revisões” no decreto, editado por Bolsonaro no último dia 7 e publicado no dia 8 no Diário Oficial da União.

Nesta quarta, o Palácio do Planalto informou que a nova norma vai modificar alguns pontos do decreto que foram questionados na Justiça, pelo Congresso e “pela sociedade em geral”, mas “sem alterar sua essência”. De acordo com o governo, o objetivo com a mudança no decreto é “sanar erros meramente formais”.