Pedro Alexandre recebe ação de saúde e cidadania após rompimento de barragem

    Foto: Elói Corrêa/GOVBA

    Uma das cidades mais atingidas pelo rompimento da barragem de Quati nas últimas semanas no nordeste baiano, Pedro Alexandre recebeu nesta quarta-feira (24), ações de saúde e cidadania oferecidos pela Feira Cidadã. Cerca de cinco mil pessoas devem ser atendidas até amanhã (25). A feira é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). No último domingo, a Feira Cidadã marcou presença em Coronel João Sá, cidade que também foi atingida pelo rompimento.
    De acordo com o coordenador da Feira pelas VSBA, Edvaldo Gomes, partiu da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias, Aline Peixoto, a ideia de promover uma feira em caráter emergencial nos municípios. “As cidades foram muito castigadas pelas chuvas. Então, viemos para abraçar e cuidar das pessoas”, afirmou.
    Saúde e Cidadania
    Em Pedro Alexandre, consultas e exames foram disponibilizados para a população, nas especialidades de cirurgia geral e clínico geral, pediatria, oftalmologia (com rastreio de catarata e distribuição de óculos), odontologia, ultrassonografia de diferentes áreas, ecocardiograma, bem como preventivos, imunização e testes rápidos.
    A dona de casa Nivalda Maria de Menezes aproveitou a chegada da Feira em Pedro Alexandre para resolver uma série de pendências relacionadas à saúde. “Vim fazer eletrocardiograma, abdômen-total, transvaginal e ainda exame das vistas. Não é toda hora que se tem acesso a tantos serviços, então não deixei passar”, ressaltou.

    Na área de Cidadania, as ofertas são viabilizadas por uma carreta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Os moradores de Pedro Alexandre vão poder emitir a primeira e segunda via da identidade, se inscrever no Cadastro Pessoa Física (CPF) e certidão de antecedentes criminais.

    O coordenador Edvaldo Gomes lembrou que a maioria dos serviços segue até esta quinta-feira (25), em Pedro Alexandre. “A maior parte dos serviços vai até amanhã, mas o Odontomóvel fica ainda por dez dias. As cirurgias de catarata serão agendadas para os dias 18 e 19 de agosto e serão feitas em Coronel João Sá. Já os procedimentos eletivos serão realizados no Hospital Regional de Jeremoabo”, explicou.