Municípios da Bahia são atingidos por incêndios florestais

Foto: Divulgação-SSP/BA

Este ano, cerca de 20 municípios da Bahia foram atingidos por incêndios florestais de grande proporção na região Oeste e Chapada Diamantina. Duas aeronaves do tipo AirTractor estão dando apoio aos bombeiros militares nos combates as queimadas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), 15 bombeiros militares atuam em incêndio que atinge a Serra da Cravada, próximo à cachoeira do Mosquito, Lençóis. Na última semana, o CBMBA controlou rapidamente um incêndio de grande proporção na mesma Área de Preservação Ambiental (APA), num região diferente.

Incêndio em Abaré – Uma outra equipe com cerca de oito bombeiros militares atuou em Abaré em incêndio que foi declarado extinto nesta segunda-feira (28).

Dos incêndios e condições climáticas

O clima é um dos fatores que influenciam os incêndios florestais. Nesta época do ano, as condições meteorológicas ficam mais propícias a potencializarem a ação das chamas, mas as causas, cerca de 95% dos incêndios, têm relação com a ação humana.
Se cada um colocar em prática a prevenção, o incêndio será evitado ou controlado com maior eficácia.

Dentre as causas mais comuns, chama-se a atenção para as o uso indevido do fogo nas lavouras, especialmente nessa época do ano, pontas de cigarros lançadas acesas nas rodovias, a queima indevida de resíduos. Fogueiras mal apagadas, fogos de artifícios, raios, piromania e queimadas também estão entre as prováveis causas.