Suspeito morre em confronto durante operação; 13 são presos

Foto: Divulgação

O suspeito de comandar uma facção criminosa morreu e 13 pessoas foram presas durante a megaoperação de combate ao tráfico de drogas e roubos a bancos nesta terça-feira (17). O balanço da operação foi divulgado na entrevista coletiva na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA). Com a organização criminosa foram apreendidos 60 kg de maconha, cocaína e crack, arma, R$ 18 mil em espécie, veículos, entre outros materiais.

De acordo com a SSP/BA, um dos principais alvos da megaoperação, João Teixeira Leal, o “Jão de Pirajá”, “JJ” e “Velho”, 49, foi baleado durante o confronto com policiais e morreu após dar entrada em uma unidade de saúde da capital.

Segundo o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), o grupo era investigado há um ano e dois meses e o trabalho foi intensificado após a morte de José Francisco Lumes, o ‘Zé de Lessa’, fundador da facção.

“Com a ampliação das ações de inteligência, chegamos ao nome de Cristiano da Silva Moreira, o ‘Dig Now’, atualmente Ás de Ouro do Baralho do Crime da SSP e líder da organização criminosa. Os capturados participavam ativamente das ações delituosas e faziam parte dos primeiro e segundo escalões”, comentou a coordenadora de Narcóticos do Draco, delegada Andréa Ribeiro.

Na ação, foram presos Joseval Roque dos Santos, 47, Jadson Santos Leal, 23, filho de Jão de Pirajá, Anayrã Santos de Aragão, 25, irmã de Neguinho, Carlos Eduardo Silva Santana, 40, Daniel Cícero da Silva, 51, Edivan Gomes da Silva Passos, 33, Juraci Correia dos Santos Júnior, 26, Sidielson Rodrigues Silva, 35, Marcelo Massena Soares, 37, Abraão Oliveira Lopes, 20, e Ilana Kelly Pereira Santos, 20.

Os outros mandados de prisão foram cumpridos contra George Ferreira Santos, de 25 anos, o “Neguinho”, que está no presídio do Maranhão pelo roubo de R$ 100 milhões, na cidade de Bacabal, e Tiago Conceição da Silva, de 32 anos, custodiado no presídio de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

“Ocuparemos a região de Pirajá com o Batalhão de Choque, através da Patamo. Sempre fazemos isso depois de grandes operações”, destacou o comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM, coronel Sérgio Freire.