Candeias: “O transporte universitário tem que ser destinado para os estudantes que tem necessidade”, afirma Francisco

As novas regras definidas pela Prefeitura Municipal de Candeias na concessão do transporte universitário deve trazer uma economia para os cofres públicos do município e atender a comunidade carente. Foi o que afirmou o prefeito de Candeias, Sargento Francisco (PSD), em entrevista exclusiva ao programa Baiana Livre desta quarta-feira (7).  O Projeto de Lei 0020/2014, que regulamentou a concessão do serviço, foi aprovado pelos vereadores no dia 30 de dezembro do ano passado e prevê que estudantes com residência fixa no município, possui renda de até dois salários mínimos, equivalente a R$ 1.576,00, e que estejam devidamente matriculados em instituições de ensino superior e técnico terão direito ao transporte gratuito.

“Não existia uma lei que regulamentava a questão do transporte universitário de Candeias. O transporte universitário é uma prerrogativa do município. Não é obrigação do município oferecer transporte universitário. Existe a lei de que temos que dar o transporte para educação fundamental. Na época colocaram ônibus para os estudantes, o que acho justo, mas não existiam critérios”, afirmou.

“O custo é altíssimo para o município. O município tem uma despesa mensalmente, anualmente com o transporte. O que se percebe é que muitos estudantes, às vezes, se inscrevem e ao longo do semestre trancavam as matrículas ou abandonavam a faculdade ou tem veículo próprio e não iam no transporte”, disse.

De acordo com o prefeito, eram fornecidos 25 veículos para transportar cerca de 1.400 estudantes por dia para os municípios de Candeias, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas e que a partir de 2015 serão disponibilizados 12 ônibus. “Essa quantidade será no limite onde o município possa pagar, preconizado dentro do orçamento do município. Precisa haver esse controle. O transporte é importante, porque a gente dá oportunidade para os jovens possa se profissionalizar e buscar o conhecimento”, explicou.

A data do recadastramento dos estudantes deve ser divulgada nos próximos dias pela Secretaria de Educação.  “Não vamos tirar o transporte universitário, agora é necessário que se crie um critério. O transporte universitário, assim como a bolsa universitária, tem que ser destinado para os estudantes que tem necessidade”, ressaltou.

Balanço

Durante a entrevista o prefeito Sargento Francisco (PSD), fez um balanço da gestão e garantiu obras de urbanização para o bairro da Urbis II, com emenda parlamentar do deputado Paulo Magalhães (PSD), e o viaduto da Nova Brasília, previsto para ser entregue em abril ou maio deste ano. “Eu tenho compromisso com o bairro Urbis II e se alguém que vai fazer alguma coisa na Urbis II, se chama Sargento Francisco e não vai ter outro. O deputado Paulo Magalhães já pediu que seja cadastrada a proposta da praça e urbanização da Urbis II e Caboaci e onde ele estará viabilizando R$ 9 milhões”, afirmou.

“Por questão de adequação do projeto e pelo final do ano, tivemos que dar uma parada. Vamos reiniciar a obra no final do mês e a minha previsão, se tudo ocorrer bem, é até o final de abril ou inicio de maio estarmos entregando a obra ao povo de Candeias”, garantiu.

O prefeito disse ainda que já previstas obras de urbanização para a Rua Wanderlei Araújo Pinho que serão realizadas com verbas de emenda parlamentar do deputado federal Cláudio Cajado.