Maria Quitéria e Ricardo Machado formalizam chapas para eleição da UPB

Duas candidaturas à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2015-2016 foram oficializadas nesta quarta-feira (7) na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde será realizada a eleição, no dia 14. Quitéria e Machado correm pela conquista de votos e tentam fortalecer as articulações com os 389 gestores municipais associados à instituição, mesmo sem contar com o apoio de suas  legendas.

Os diretórios do PT e do PSB na Bahia já anunciaram que permanecerão neutros, por entenderem que cabe aos prefeitos encontrar a unidade da UPB e devido ao fato de serem dois nomes amigáveis da base aliada que colaboraram com a eleição de Rui Costa (PT).

A atual presidente da entidade, Maria Quitéria Mendes (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, no nordeste baiano, acredita que sua chapa ganhou “legitimidade”. Com o apoio de mais 40 apoios, entre prefeitos e líderes de associações e consórcios municipalistas, a chapa de Quitéria é composta pelo prefeito de Rui Barbosa, José Bonifácio (PT), como vice-presidente institucional; pelo prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha (PP), como vice-presidente administrativo; pelo prefeito de Mutuípe, Luis Carlos Cardoso (PT), como primeiro secretário; prefeito de Coribe, Manoel Rocha (PR), como segundo secretário; pelo prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT), como primeiro tesoureiro; e pelo prefeito de Juazeiro, Isaac  de Carvalho (PCdoB).  Outros 10 prefeitos integram a chapa como candidatos ao Conselho Fiscal.

 Já a chapa liderada pelo prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), é composta pelo prefeito de Abaíra, João Hipólito Filho (PTB), como vice-presidente institucional, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), como vice-presidente administrativo; o prefeito Antônio Armando (PT), como primeiro secretário; a prefeita de Araçás, Maria das Graças Leal (PT), como segunda secretária; o prefeito de São Félix, Eduardo José de Macêdo Júnior (PSB), como primeiro tesoureiro; e o prefeito de Entre Rios, Fernando Almeida de Oliveira (PSD), como segundo tesoureiro. Dez prefeitos pleiteiam cargo no Conselho Fiscal.

Com informações do BN, A Tarde e Tribuna da Bahia/ Foto: A Tarde