CRIMES VIRTUAIS: DELEGADO CHARLES LEÃO ORIENTA USUÁRIOS

Foto: Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (26), durante o programa Fala Comigo, o Delegado da Unidade Especializada em Crimes contra o Patrimônio, por meio virtual, Charles Leão, esclareceu duvidas e passou orientações a cerca da coleta de dados que podem ajudar nas investigações.

Segundo o Delegado Charles Leão, é importante observar se o site foi criado recentemente, verificar o reclame aqui se contem ocorrências e se existem ou não as entregas. Entretanto, as pessoas se apegam muito ao mundo visual e é importante; então é imprescindível que as pessoas façam o print da tela, das compras, dos produtos ofertados e do pagamento realizado.

Em casos de delito, a orientação é atentar-se a alguns critérios, como: desacordo comercial, falta estoque, falência por gestão comercial ou por não entregar o produto.

“Portanto é importante trazer para a delegacia o link, pois é através desse link que saberemos onde está hospedado, qual era o produto ofertado, mesmo apagado conseguimos juntar e descobrir em qual rede social foi usada, e então recuperar essa informação em relação ao delito dessa natureza”, disse.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), disponibiliza uma ferramenta para fazer esse tipo de ocorrência, dentre os critérios a serem seguidos, estão: passar informações no ato da descrição; se houver um perfil é importante colocar o @ e anexar todos os prints. Posteriormente a ocorrência entra no sistema da delegacia para que sejam tomadas as providencias necessárias.