Governo deve concluir o senso do IBGE até o fim de janeiro.

 

Nas ruas desde o dia 1º de agosto os recenseadores do IBGE estão de porta em porta  coletando dados da população. As duas principais dificuldades enfrentadas pelo instituto são a falta de recenseadores e a recusa de moradores em responder à pesquisa, com destaque para estratos de renda mais alta e inclusive autoridades, informou o IBGE.

Do início da operação até o dia 5 de dezembro de 2022, aproximadamente 80% da população foi recenseada, segundo o instituto. No Censo anterior, em 2010, toda a população já estava contabilizada até esta data.

O IBGE responsável pelo senso pretende concluir o trabalho ate o final de Janeiro de 2023, os resultados devem ser apresentados a sociedade em Março. Até agora, cerca de 85% da população já foi contada.

Quando o recenseador não encontra ninguém em casa, ele deixa um aviso na caixa de correio com um telefone para agendar a entrevista, caso o recenseador não tenha passado, o cidadão pode ligar para o número 137 e agendar a visita, a ligação é gratuita e pode ser feita de telefone fixo ou celular.

O censo é utilizado como base para distribuição de recursos do governo federal para estados e municípios, a pesquisa é importante para construção de politicas públicas.

 

 

 

 

AGÊNCIABRASIL