CHUVA FORTE ALAGOU CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, NA TARDE DO ÚLTIMO DIA 30

As cidades de São Francisco do Conde e Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, registraram alagamentos motivados por fortes chuvas no último domingo, 30.

Reprodução
Em São Francisco do Conde, pouco mais de 1 hora de chuva forte, resultou ao equivalente de 8,3 milímetros de acúmulo de água. As ruas ficaram alagadas, imóveis foram invadidos pela água e pela lama; além disso, dois rios que cruzam o bairro da Baixa Fria transbordaram causando diversos transtornos para a população da localidade.
Alguns populares interditaram a pista como forma de protesto. Na manifestação, os moradores cobraram melhorias no sistema de drenagem da rede pluvial e limpeza do canal que corta o bairro.
Ainda no bairro da Baixa Fria, o muro de um  terreno onde fica instalada uma torre de telefonia, desabou e entulho ficou espalhado pela pista.
A Defesa Civil do Estado e do município, e o Corpo de Bombeiros  percorreram a cidade e prestando auxílio às famílias mais prejudicadas naquele momento. O Governo do Estado enviou ajuda para o município.
Na manhã desta terça-feira (02), o Secretário de  de Serviço Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes, entrou ao vivo no Programa Fala Comigo da Rádio Baiana FM 89,3, para fazer um balanço da chuva, onde relatou que não houve gravidade nas ocorrências, falou ainda que a cidade está bem estruturada para atender as demandadas dos munícipes.
Na ocasião o secretário falou sobre o estreitamento do canal por construções indevidas (que acabou causando o alagamento nos bairros de Baixa Fria e Drena) – o que dificulta a limpeza do mesmo, porém ainda com essa dificuldade a prefeitura realiza esse serviço. Guedes ainda fez um apelo a população para que se atente ao horário de coleta do lixo e o descarte no local correto. Para ter acesso a essa entrevista, acesse a nossa rede oficial no YouTube
Em Candeias, a força da água arrastou os paralelepípedos do calçamento de uma rua no bairro Malembá. No Conjunto Santa Cruz, próximo ao Complexo Esportivo do Malembá, diversas casas foram invadidas pela enxurrada.

A previsão do tempo para a semana nas duas localidades é de céu encoberto por nuvens, podendo ocorrer chuvas durante o dia.