Uneb denuncia grupo que falsificava diplomas de medicina

O esquema foi descoberto pela Polícia Federal e revelado pelo Fantástico, programa da Rede Globo, no domingo (2).

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) denunciou a Polícia Civil um grupo de criminosos que falsificou diplomas para obter registros para falsos médicos do Rio de Janeiro. Pelo menos 65 pessoas usaram os documentos forjados.

Os documentos falsos usavam papel de qualidade e reproduziam a marca da Uneb. Com o material forjado, pessoas sem formação se passavam por médicos e atuavam na profissão em prefeituras e hospitais públicos.

A Uneb detalhou que recebeu um ofício do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) no dia 18 de janeiro, requerendo a comprovação das atas de colação de grau, diplomas e históricos escolares de supostos graduados em Medicina, que pediram o registro para o exercício da profissão.

A partir disso, a universidade então notificou as autoridades da Bahia, que apuram o crime de falsificação de documento público. Todos os documentos colhidos pela Uneb foram encaminhados para auxiliar as apurações do Cremerj.

O grupo criminoso também usou um e-mail usado para enviar diplomas, atas de colação de grau e históricos escolares falsos ao Cremerj. A Universidade destacou que o e-mail, de domínio validaçã[email protected], também foi forjado e não pertence à universidade.

A instituição afirmou que não é uma prática da instituição enviar documentos dessa magnitude por meio de endereço eletrônico. Disse ainda que todos os procedimentos acadêmicos e administrativos relativos à colação de grau e emissão de diplomas obedecem a protocolos específicos.

Em nota, a universidade disse que colabora com as investigações das polícias Federal e Civil da Bahia, para que as pessoas envolvidas possam ser identificadas e responsabilizadas. 

A Uneb afirmou que nenhuma pessoa que usou os diplomas falsos de Medicina estudou na universidade. Alguns investigados confirmaram à PF terem comprado o material falsificado.