Bahia: Cerca de 82 adolescentes foram apreendidas por ameaças de ataques à escolas

Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A polícia realizou a prisão de 89 pessoas por ameaças de ataques à escolas na Bahia, sendo 82 adolescentes e sete adultos, entre os dias 1º de janeiro e 22 de junho deste ano. Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão durante o período. Os dados foram obtidos através do Portal Nacional da Educação (PNE), que realizou o “Mapeamento da Violência Escolar”, com informações do governo da Bahia e do governo federal.

Durante o intervalo de tempo, o levantamento apontou que nenhuma ameaça foi concretizada ao redor da Bahia, assim, não havendo pessoas feridas e casos fatais nos possíveis atentados. Segundo mapeamento, foram contabilizadas 218 ocorrências de ameaças durante o período analisado.

Durante a segunda semana do mês de abril, a Bahia viveu momentos de terror com a disseminação de ataques contra as instituições de ensino no estado. No período, foram apreendidos 28 adolescentes, uma criança e um adulto.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o motivo das prisões envolviam a produção e disseminação de fake news, porte de arma branca ou simulacro de pistola em escolas.

Não há dados oficiais em relação a quantidade de pessoas ouvidas em inquéritos policiais.