Foto: Tiago Caldas/EC Bahia

Por: José Gabriel

Classificado! O Bahia venceu o Vitória por 2 x 1 e garantiu a classificação antecipada para a próxima fase da Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira (20), o Rubro-Negro abriu o placar logo no início com um golaço de Alerrandro. Porém, ainda no primeiro tempo, o Tricolor virou o jogo com gols de Jean Lucas e Kanu.

A partida ficou equilibrada na volta do intervalo, mas aos 20 minutos Mateus Gonçalves foi expulso após chutar Caio Alexandre fora do campo e o Leão ficou com um jogador a menos. No fim, o Esquadrão administrou o resultado e fez a festa dos mais de 48 mil torcedores presentes na Arena Fonte Nova.

Com o triunfo na sexta rodada, o Bahia foi a 15 pontos e não pode ser mais alcançado pelo quinto colocado – Treze-PB, que tem cinco somados. Além disso, com a derrota do Fortaleza no clássico contra o Ceará, o time baiano também assegurou a primeira posição do Grupo B. No Grupo A, a equipe rubro-negra permaneceu com oito pontos e caiu para a quinta colocação.

A dupla BaVi volta a entrar em campo pela sétima rodada do Nordestão. No sábado (23), o Vitória visita o Fortaleza na Arena Castelão (CE), às 20h30. Já o Tricolor recebe o Maranhão no domingo (24), às 16h, na Arena Fonte Nova.

O JOGO

Primeiro tempo

O Vitória foi melhor dentro da sua proposta de jogo. Porém, o placar mostrou outra coisa no final da primeira etapa. Assim como no primeiro clássico do ano, o Rubro-Negro começou dominando as ações e inaugurou o marcador aos oito minutos com um golaço de Alerrandro. O Bahia não conseguia se encontrar, errava muitos passes e não oferecia perigo para o goleiro Lucas Arcanjo. Com a vantagem no marcador, o Leão se postou defensivamente e “encaixotou” o Tricolor na sua marcação. No entanto, a partir dos 35 minutos, o Esquadrão mudou sua postura e foi recompensado. Jean Lucas empatou e, nos acréscimos, Kanu virou para a equipe tricolor. Fim do primeiro tempo com os mandantes na frente.

Aos cinco minutos, Matheuzinho puxou contra-ataque pela esquerda e tocou para Patric Calmon. O lateral avançou e chutou forte, mas Marcos Felipe caiu para defender.

Golaço do Vitória! Aos oito, Osvaldo ganhou dividida com Rezende e a bola sobrou para Alerrandro. O centroavante carregou e soltou uma bomba, no ângulo, para abrir o placar na Arena Fonte Nova.

Gol do Bahia! Aos 35 minutos, Everton Ribeiro recebeu passe de Kanu pela direita e fez o cruzamento. A bola passou por toda extensão da grande área e Jean Lucas pegou de primeira para empatar a partida.

Nos acréscimos, Cauly cobrou falta na primeira trave e Thaciano se antecipou para completar. Porém, a finalização foi desviada e saiu pela linha de fundo.

Virada tricolor! Na sequência, Cauly bateu escanteio e a bola rebateu na defesa rubro-negra. No rebote, Kanu chutou rasteiro e virou o jogo.

Segundo tempo

Poucas emoções na segunda etapa. Na volta do intervalo, o Bahia tentou aproveitar o ímpeto ofensivo que terminou o primeiro tempo. Nos primeiros 10 minutos, o Tricolor foi mais ativo no campo de ataque e teve uma boa chance para ampliar o marcador com Thaciano. Depois, o Vitória equilibrou a partida e tentou aproveitar os espaços pelo lado esquerdo. Porém, Mateus Gonçalves foi expulso e mudou a tônica do jogo. No final, o Rubro-Negro não teve forças para mudar o placar e o Esquadrão controlou bem as ações para assegurar o triunfo. Fim de jogo, Bahia classificado e festa dos mais de 48 mil tricolores presentes na Arena Fonte Nova.

Aos quatro minutos, Everton Ribeiro lançou em profundidade para Thaciano, que tentou o desvio, mas não pegou em cheio e Lucas Arcanjo ficou com a bola.

Expulsão! Aos 20, Mateus Gonçalves chutou Caio Alexandre fora do campo e levou o cartão vermelho direto.

Aos 29 minutos, Thaciano bateu cruzado, mas Camutanga apareceu de carrinho para travar o chute.

FICHA TÉCNICA

Bahia 2 x 1 Vitória
Copa do Nordeste – 6ª rodada
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 20/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (FIFA-PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)

Gols: Jean Lucas e Kanu (Bahia) / Alerrandro (Vitória)
Cartões amarelos: Cauly, Kanu e Gilberto (Bahia) / Rodrigo Andrade, Wagner Leonardo, Camutanga e Zeca (Vitória)
Cartão vermelho: Mateus Gonçalves (Vitória)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Marcos Victor), Kanu (Gabriel Xavier), Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Luciano Juba), Thaciano, Everton Ribeiro © e Cauly; Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca ©, Wagner Leonardo, Camutanga e Patric Calmon (Mateus Gonçalves); Willian Oliveira (Caio Vinícius), Léo Naldi (Lucas Esteves) e Rodrigo Andrade; Matheuzinho, Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé