Larissa Alves

Raras são as pessoas que nunca tiveram uma espinha no rosto e se queixaram pelo aparecimento dela. A acne é considerada uma doença inflamatória que se caracteriza por pápulas, pústulas, comedões e nódulos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne atinge 56,4% da população adulta e possui vários fatores de aparecimento, dentre esses o consumo excessivo de açúcares presentes em chocolates ao leite, por exemplo.

Com o mês de março se aproximando do fim, abril, conhecido pela páscoa e alta tendência a se esbaldar com o alimento, vem logo em seguida. A oferta de produtos é ainda mais ampliada e, no meio dessas ofertas de ovos de páscoa, bombons, barras de chocolate e derivados, escolher opções saudáveis e que evitem o aparecimento de espinhas pode por vezes ser difícil para quem quer ter uma pele mais saudável. Foi focada nesse tópico que a dermatologia, Dra Dani Menezes, participou do quadro “Momento com o especialista” desta quinta-feira (21), informando o público do programa “Fala Comigo” sobre a relação entre o consumo de chocolate com o aparecimento da acne e quais são as melhores vertentes para essa época do ano.

“Na verdade, não é o chocolate que causa acne, o que vai piorar a qualidade da pele e influenciar no aparecimento naquela pessoa que já tem a tendência é o excesso de açúcar, então é aquele chocolate muito doce, com teor de açúcar muito alto que acaba favorecendo o aparecimento da acne e assim como a alta concentração de leite.Se a pessoa consumir um chocolate com alto teor de cacau, 70, 90%, não vai ter tanta predisposição ao desenvolvimento da acne e ainda se beneficia pela presença de substâncias antioxidantes presentes no chocolate”. disse a médica.

Ao longo da conversa, os apresentadores Edilton Luis e Rafael Santana fizeram perguntas enviadas pelo público que também questionaram a doutora sobre quais hábitos devem ser colocados em prática para trazer benefícios para a saúde resultando em  uma maior qualidade da pele. Também foi perguntado quais são os tipos de alimentos que além de açúcar e chocolate podem também contribuir com o aparecimento da inflamação.

Edilton Luis e a médica Dani Menezes durante o Momento com o entrevistado

“Frituras, alimentos ricos em gordura também prejudicam a qualidade da pele e vão deixar a pele mais oleosa, favorecendo o aparecimento de espinhas e também o envelhecimento precoce. A base de tudo é a alimentação, então é muito importante a gente ter uma abordagem interdisciplinar, então a pessoa quer ter uma pele bonita? Marca um dermatologista, também um nutricionista para melhorar a qualidade da alimentação, principalmente nessa época do ano que estamos chegando na páscoa”, finalizou Menezes.

A entrevista completa já está disponível no canal de YouTube da Rede Baiana de Comunicação. Lembrando que o programa “Fala Comigo”, que vai ao ar de segunda a sábado, das 06:00 às 09:00 hrs, na Baiana FM – a rádio que você não para de ouvir!