Foto: reprodução da internet

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, órgão federal responsável por receber e analisar os pedidos de concessão de benefícios a contribuintes, que são: os trabalhadores autônomos, assalariados, domésticos, rurais e os contribuintes individuais e também empregadores, publicou nesta quinta-feira (21) a portaria Conjunta MPS/INSS nº 38, que amplia o pedido de auxílio-doença sem a necessidade de realizar perícia médica. 

Segundo dados do governo federal, no ano passado mais de 7 milhões de pessoas no Brasil estavam na fila do INSS à espera de aposentadoria, pensão ou outro tipo de benefício. O tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 70 dias. Em fala ao programa Baiana Livre de hoje (21), para o comentarista político, Cristóvão Rodrigues, a nova medida é muito benéfica  à população previdenciária de baixa renda  do país.

“Essa medida da previdência social é ótima, porque muita gente que fica doente, leva um mês doente, 45 dias, e para receber esse dinheiro da previdência é fogo. Primeiro que a previdência não tem médicos peritos suficientes para atender a população de pensionistas e aposentados, não têm. E é um sofrimento muito grande. E esse sofrimento vai principalmente para quem? Para as pessoas mais pobres, para as pessoas de baixa renda, que sofrem, ficam doentes e ainda por cima não conseguem receber esse benefício da previdência social.O Estado deve ter como costume acreditar no cidadão”, finalizou Rodrigues.

Ao decorrer da atração, outras notícias foram comentadas. Confira o programa completo que já está disponível no canal de YouTube da Rede Baiana de Comunicação. Lembrando que o programa “Baiana Livre” vai ao ar de segunda a sábado, das 13:00 às 14:00 hrs, na Baiana FM – a rádio que você não para de ouvir! Conta com a apresentação de Edilton Luis e comentários de Cristóvão Rodrigues e Diego Maia.