Larissa Alves
No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A celebração tem o intuito de aumentar a conscientização mundial sobre a conservação e o desenvolvimento de novas ações para a diminuição dos impactos diante dos recursos hídricos.
Famosa por suas ilhas e paisagens naturais, a baía de todos os santos tem cerca de 1200 quilômetros quadrados e 462 quilômetros de costa e suas águas banham 13 municípios pertencentes à região metropolitana de Salvador. De acordo com dados da organização internacional “The Ocean Cleanup”, quatro dos rios mais poluídos do mundo se encontram na capital baiana e em Lauro de Freitas.
Como parte dessa difusão informativa mediante atitudes sustentáveis, o programa “Fala Comigo” recebeu nesta sexta-feira (22) Camila Araújo, líder de impactos da SOLOS, uma startup baiana que desenvolve ações sobre descarte correto de resíduos orgânicos e reciclagem. Estes tópicos foram destaques de sua fala ao quadro “Momento com o especialista”.
“Esses resíduos escorrem para os oceanos. Então, de fato, hoje, para a gente ter os nossos oceanos protegidos, nossos mares, rios e água, a gente tem que pensar no descarte correto de resíduos, em atitudes para que eles não vão parar nas águas. Isso é fundamental e essencial para a vida hoje”.
Para exponenciar a data comemorativa, a SOLOS está realizando hoje uma exposição no Salvador Shopping, das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:00 hrs com o intuito de informar sobre formas de combater a poluição dos rios, mares e oceanos, e quais são as atitudes simples e práticas no dia a dia para fazer o descarte correto dos resíduos.
Confira o programa completo que já está disponível no canal de YouTube da Rede Baiana de Comunicação. Lembrando que o “Fala Comigo” vai ao ar de segunda a sexta, das 06:00 às 09:00 hrs e aos sábados das 07:00 às 08:00hrs, na Baiana FM – a rádio que você não para de ouvir!