Foto: Reprodução da internet

Larissa Alves

Um levantamento realizado em 2023 pela rede social de carreiras, Linkedin, mostrou que a transição de emprego foi cogitada por 60% dos trabalhadores brasileiros e 20% na época já estavam buscando por novas vagas. O desejo de tal mudança por vezes é argumentado adiante à ideia de novos desafios, realização profissional e maior alcance financeiro.

Esta ação foi assunto do quadro “Momento do especialista”, do programa “Fala Comigo” desta segunda-feira (25), que teve como convidada Lílian Tosta Simplício, educadora e especialista em transição de carreira. Para ela, essa transformação parte de alguns indícios. “É claro que no trabalho a gente não vai gostar 100% de tudo, vão ter algumas atividades que você não gosta. Mas se a maioria dessas atividades é algo que não te deixa feliz, talvez seja um sinal de alerta”.

Com a análise da situação e o desejo de iniciar o processo de reformulação, o medo pode surgir perante ao novo desafio. Para a educadora, este sentimento surge por meio de algumas inseguranças que anteriormente precisam ser combatidas antes de prosseguir para etapa inicial. “Vamos dizer que o medo surge de duas maneiras: falta de planejamento e falta de clareza. Então, a gente não muda sem antes ter pensado exatamente para onde ir”, disse a especialista.

Porém, a iniciativa não está livre de desafios e mesmo com a confirmação interna de mudança, alguns passos importantes devem ser traçados a fim de evitar frustrações. “É importante um planejamento prévio. Uma análise de mercado, um planejamento financeiro, um planejamento de tempo. Então, tudo isso precisa ser levado em consideração pra que você não se frustre no processo, para não correr riscos desnecessários. Então, é importante uma estratégia”, aconselhou a educadora.

“O melhor momento foi ontem. E o segundo melhor momento é hoje”

Se você tem mais de 40 anos e teve esse “despertar”, saiba que a idade não é um empecilho. Para quem quer fazer essa transformação na carreira, Lilian Simplício orienta que não há uma idade certa para isso. “Se nós formos olhar as estatísticas hoje, a expectativa média de vida da população está acima dos 70 anos.Se você parar para pensar bem, ainda tem mais 30 [anos] pela frente. Então, tem muito tempo para você poder se reinventar, trabalhar com algo que você ama e que obviamente te dê um retorno financeiro. É sempre tempo de se fazer uma mudança”.

Outra dúvida que surge é sobre qual o momento mais adequado para colocar em prática estes planos, visto a rotatividade do mercado de trabalho, segundo a especialista. “O melhor momento foi ontem e o segundo melhor momento é hoje. Então, não. Não tem uma data certa. Se a gente está falando de transição, onde você vai continuar trabalhando num regime CLT, por exemplo, algumas empresas têm uma janela de contratação, outras não. Então, o momento certo é aquele onde você está insatisfeito e sente que precisa fazer mudanças”

Ela também apontou os danos possíveis advindos da espera “Esperar mais do que isso, é só dar chances para que essa insatisfação se acumule e termine trazendo outros danos, como crises de ansiedade, burnout, uma série de questões psicológicas e emocionais relacionadas a não estar bem no trabalho”, finalizou a entrevistada.

Edilton Luis e Lilian Simplício durante o Momento do Especialista

Lembrando que a entrevista com a especialista já está disponível no canal do YouTube da Rede Baiana de Comunicação. O programa “Fala Comigo” é apresentado por Edilton Luis e Rafael Santana e vai ao ar de segunda a sexta-feira das 06:00 às 08:00 hrs, e aos sábados das 07:00 às 08:00hrs, na Baiana FM – a rádio que você não para de ouvir!