Usuários da rede social de fóruns online Reddit estão compartilhando experiências negativas com o uso de Ozempic, medicamento para tratar diabetes tipo 2, mas que tem sido usado para o emagrecimento devido aos efeitos colaterais de perda de peso.

Entre os relatos, membros do site se queixaram de impotência, mau hálito, queda de cabelo e ganho de peso após abandono da medicação, que tem a semaglutida como princípio ativo.

A semaglutida é um medicamento que teve o uso no Brasil aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2018, para o tratamento do diabetes tipo 2. Contudo, em razão dos bons resultados observados na perda de peso, o remédio tem sido aplicado para combate à obesidade.

Uma das queixas apresentadas por um usuário do Reddit foi a disfunção erétil, que pode ser provocada pela queda de testosterona, consequência da perda de peso. No entanto, não há comprovação científica de que o Ozempic esteja diretamente associado à impotência masculina.

“Comecei a tomar Ozempic para diabetes tipo 2 há cerca de seis meses, aumentando minha dosagem a cada quatro semanas até atingir 1 mg. Nesse período, passei a achar quase impossível alcançar ou manter uma ereção”, escreveu em um fórum online.

EFEITOS COLATERAIS:

Segundo a Drogaria São Paulo, o Ozempic necessita de prescrição médica para ser vendido, portanto sua receita é exigida no momento da compra, embora não seja retida.

Os efeitos colaterais do uso do medicamento previstos em bula não englobam impotência, mau hálito, queda de cabelo ou ganho de peso. Eles são divididos em:

MUITO COMUM:

Diarreia, náusea, vômito, hipoglicemia (quando utilizado junto com outro medicamento antidiabético), indigestão, inflamação de estômago (dor de estômago), refluxo ou azia, inchaço no estômago, constipação, arrotos, cálculo biliar, sensação de tontura, cansaço, perda de peso e de apetite, gases, aumento de enzimas pancreáticas, complicações de doença do olho diabético (retinopatia).

INCOMUNS:

Alteração no gosto de alimentos ou bebidas, pulso rápido, hematoma, dores no corpo, irritação, coceira e erupção cutânea no local da aplicação e em outras partes do corpo, pâncreas inflamado (pancreatite aguda), causando sintomas como dor intensa no estômago e nas costas,

RARAS:

Reações alérgicas graves (reações anafiláticas).

OZEMPIC É USADO:

A medicação pode ser utilizada sozinha se a glicemia glicemia (nível de açúcar no sangue) não for bem controlada somente com dieta e exercícios, e você não puder usar metformina (outro medicamento para diabetes).

O remédio também pode ser associado a outros medicamentos para diabetes – quando eles não são suficientes para controlar seus níveis glicêmicos. Esses outros medicamentos podem incluir: antidiabéticos orais (como metformina, tiazolidinediona, sulfonilureia) ou insulina.

Independente do modo de uso, é fundamental que o usuário siga a dieta e o estilo de vida indicado pelo seu médico, farmacêutico ou enfermeiro durante o tratamento.

Com informações do Portal A Tarde.