Candeias: Feirantes recebem orientações para comercialização de pescados

A Vigilância Sanitária de Candeias realizou na manhã desta quarta-feira (1º), uma  fiscalização na Central de Abastecimento, para conferir as condições de qualidade dos pescados que estão sendo comercializados para a Semana Santa. A fiscalização tem o objetivo conferir a condição dos produtos e orientar os feirantes sobre a importância da higiene, conservação e exposição dos produtos.

“Estamos continuando o trabalho de orientação para que nem os feirantes nem os consumidores sejam prejudicados. Os que não atenderem às orientações podem ter suas mercadorias apreendidas, mas hoje, nesta ação não anunciada, encontramos produtos de boa qualidade e por isso nenhuma mercadoria foi retirada da comercialização,” disse Geliane Souza, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Geliane Souza ressaltou, ainda, que apesar da fiscalização da Vigilância Sanitária, os consumidores também devem conferir a qualidade de cada produto antes de comprar, como a cor, a textura, o cheiro, a higiene, a integridade, o modo de exposição e de conservação. Dicas para a escolha dos produtos da feira livre.

Os alimentos secos devem estar expostos em locais livres de umidade e, de preferência, ventilados. O bacalhau seco deve estar com bom cheiro, textura firme, livre de umidade, sem aparência de machucados, manchas ou sangue. Já os peixes frescos, além do bom cheiro, devem estar resfriados, com olhos brilhantes e corpo sem manchas ou furos. Os mariscos também devem estar bem resfriados ou congelados, com boa aparência, bom cheiro e textura de macia a firme. Nunca com textura que se desintegra com facilidade.

No caso de peixes congelados, estes devem estar na temperatura indicada na embalagem pelo fabricante. A embalagem deve estar intacta e o cheiro também deve ser o característico. Importante saber escolher esses peixes congelados, já que algumas embalagens podem ter ficado fora da refrigeração durante muito tempo, sem os clientes saberem disto.

Foto: Abdias Alves