Santo Amaro recebe Comissão da Verdade para depoimentos sobre a ditadura

Seis vítimas da ditadura militar do município de Santo Amaro serão ouvidas na próxima sexta-feira (15) em uma audiência pública promovida pela Comissão Estadual da Verdade – Bahia. Os depoimentos começarão a partir das 8h30, no auditório do Colégio Estadual Teodoro Sampaio.

Prestarão depoimento, Antônio Trigueiros, de  73 anos; Siginaldo da Costa Vigas, de 73 anos; e Laurindo Pedro Gomes, de 74 anos; todos ex- militantes político, presos em 1964. Além deles, também serão ouvidos pela comissão, Odyrceo da Costa Vigas, de 75 anos; o professor Aloisio Lago, de 72 anos; diretor do jornal mensal ‘O Trombone’ que circula na cidade há 15 anos; e Maria Mutti, fundadora do Núcleo de Incentivo Cultural de Santo Amaro (NICSA).

A Comissão Estadual da Verdade na Bahia foi criada em dezembro de 2012, por meio do Decreto Estadual nº 14.227, com o objetivo de apurar e esclarecer violações aos direitos humanos cometidas por agentes públicos, entre os anos de 1946 e 1988, durante a ditadura militar, de 1964 a 1985. O relatório parcial da CEV-BA foi entregue ao então governador Jaques Wagner, em dezembro de 2014. A versão final deve ser apresentada ao governador Rui Costa em agosto deste ano.