Após nova tragédia com 4 mortes, governador e prefeito visitam bairros

Dois dias depois da morte de quatro pessoas em virtude de deslizamentos de terra, o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) visitaram na manhã desta terça-feira (12), a Rua Coronel Pedro Ferrão, na Baixa do Fiscal, onde aconteceu o desastre. Na região, a Defesa Civil condenou 70 casas que fica no pé de uma encosta. Outras 15 imóveis no alto, no bairro da Liberdade, também foram condenadas e devem ser demolidas nos próximos dias.

Rui Costa anunciou medidas para ajudar as pessoas que vivem em situação de risco. Nesta segunda-feira (11), ele já havia declarado que, a longo prazo, a intenção é retirar famílias dos morros para que elas passem a viver em conjuntos habitacionais do ‘Minha Casa, Minha Vida’. “O Governo do Estado e a Prefeitura estão juntos na apuração das ocorrências de deslizamento e de imóveis com risco. Até ontem chegamos ao número de duzentas encostas. Também entrei em contato com o Governo Federal para pedir verba para a construção das contenções”, afirmou.

Nesta segunda-feira a prefeitura também anunciou que vai tomar medidas judiciais para retirar pessoas de áreas de risco e famílias desalojadas poderão solicitar benefícios sociais.  Até agora, 943 famílias receberam aluguel social no valor de R$ 300. Outras 149 receberam auxílio-emergencial de até três salários mínimos. Para receber um deles, é preciso que a casa tenha sido vistoriada pela Defesa Civil. Mais de duas mil famílias aguardam vistoria. “Nós vamos garantir que pessoas que estão sendo removidas vão ter uma solução de moradia definitiva. Isso é parte de um esforço da prefeitura com o governo. Além, é claro, da reurbanização e requalificação de todas as áreas que foram mais diretamente afetadas pelo problema das chuvas”, informou ACM Neto.

Com informações do G1 Bahia e BN/ Foto: Manu Dias-GOVBA