Com os Festejos Junino vem o perigo com os fogos de artifício

    Nesta época do ano, o número de pessoas queimadas por conta de fogos de artifícios aumenta, portanto quem gosta de aproveitar os festejos deve seguir alguns cuidados, como comprar fogos somente em locais autorizados, obedecer às orientações do fabricante e não deixar crianças sozinhas.

     No ano passado, entre os dias 22 e 24 de junho, o HGE atendeu 41 pessoas. Entre elas, 29 sofreram queimaduras diversas, incluindo fogos de artifício, e 12 estavam com ferimentos causados por explosão de bomba.  

    Cuidados Básicos

    Durante o período junino é aconselhável evitar soltar fogos em ambientes fechados ou próximos a rede elétrica, sempre atentando para a segurança de pessoas próximas. As bombas não devem ser acesas nas mãos, mas utilizando uma base segura. Existem fogos que falham temporariamente e depois podem explodir. O ideal é sempre considerá-lo ativo. Pessoas alcoolizadas também devem evitar o manuseio de fogos.

    Pronto atendimento

    Além do HGE – que é referência no tratamento de queimados – há várias Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) capacitadas para atender ocorrências de lesões consideradas leves.

    Em casos de queimaduras, é contraindicado passar qualquer produto no ferimento, como creme dental. Segundo informações de médicos especialistas, apenas água limpa não causa danos. A orientação é levar a pessoa a uma unidade médica.

    Com informações  do Correio