MEC autoriza criação de 2,3 mil vagas para cursos particulares de medicina

    Os ministérios da Educação e da Saúde anunciaram, na manhã desta sexta-feira (10), a autorização da abertura de 2.290 vagas para novos cursos de medicina em instituições privadas de 11 Estados do país. A medida faz parte do programa Mais Médicos.

    Foram selecionadas faculdades de 36 municípios brasileiros considerados prioritários pelo governo. Entre os critérios para a escolha, estão a existência de no mínimo de 5 leitos SUS/aluno, 3 alunos de atenção básica, leitos de urgência e emergência ou pronto socorro, residências médicas e hospital com mais de 100 leitos para o curso.

    Três municípios não apresentaram propostas selecionadas. São eles São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Limeira, em São Paulo, e Tucuruí, no Pará. As mantenedoras que não foram escolhidas poderão entrar com recurso entre os dias 13 a 22 de julho. O resultado final será divulgado em 28 de agosto.

    Com o anúncio, foram autorizadas 7.596 vagas para novos cursos de medicina até 2016. Já haviam sido anunciadas 1.690 vagas em universidades federais e outras 3.616 em instituições privadas. A meta é criar ainda mais de 12 mil vagas de residência médica até 2018.

    “O Mais Médicos é uma política estruturante da formação médica no Brasil. É o Estado brasileiro assumindo as necessidades e regulando a formação em ensino superior”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a coletiva.

    O MEC pretende acompanhar o processo de implantação dos cursos, que deve acontecer entre 3 e 18 meses. A meta do governo é sair de 374 mil para 600 mil médicos até o ano de 2026.

    Com informações do UOL/Foto: Agência Brasil