Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nas residências do senador Collor de Melo

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (14), mandados de busca nas residências do senador e ex-presidente Fernando Collor de Melo (PTB-AL) em Alagoas como parte da Operação Politeia, que também cumpre outros 11 mandados na Bahia. Os policiais também fazem buscas na TV Gazeta, em Alagoas, que pertence à família Collor.

O ex-presidente é um dos parlamentares investigados na Operação Lava Jato e foi citado na delação premiada do doleiro Alberto Youssef como um dos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras. A Politeia refere-se aos inquéritos originário da Lava Jato que correm no STF e envolvem suspeitos com foro privilegiado. Entre os envolvidos na ação desta terça, está o ex-ministro das Cidades e conselheiro do Tribunal de Constas dos Municípios, Mário Negromonte.

No total, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão referentes a seis processos instaurados no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato e estão sendo cumpridos em seis unidades da Federação: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Eles foram expedidos pelos ministros do STF Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. A PF informou que as buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos.

O objetivo é evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Eles respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.

O nome da operação, Politeia, vem do livro A República, de Platão, que faz referência a uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.

Com informações da Agência Brasil e BN/ Foto: Brasil 247