Seca leva governo a reconhecer emergência em 296 municípios do Nordeste

    A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em municípios do Piauí, de Alagoas e da Bahia em razão da seca. As portarias da secretaria foram publicados no Diário Oficial da União de hoje (21). No total, 296 municípios nos três estados foram afetados pela estiagem.

    Na Bahia, o reconhecimento da situação de emergência abrange 106 dos 417 municípios do estado. De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Hita, as regiões mais críticas são as localizadas no Lago de Sobradinho e na calha do Rio São Francisco. Como não há chuvas no norte de Minas Gerais, onde fica a nascente do Velho Chico, a água para as populações dos municípios baianos está mais difícil.

    O governo do estado trabalha atualmente, conforme o superintendente, com a implantação de sistemas simplificados de canalização de água nos municípios onde há poços profundos. Outras ações de emergência são os carros-pipa e as adutoras. O governo baiano já dispõe de R$ 10 milhões para esses projetos e aguarda a liberação de outros R$ 5 milhões para a complementação das obras.

    Com informações da Agência Brasil/Foto: Divulgação