São F. do Conde: Missa homenageia ex-prefeita Rilza Valentim

Milhares de pessoas participaram, nesta sexta-feira (24), na quadra de esportes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da missa em homenagem a ex-prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, que completa hoje um ano de falecida. Celebrada pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, a missa relembrou grandes momentos da vida da ex-gestora. Ao final, uma das filhas leu uma mensagem que retratou a saudade e o amor que Rilza Valentim tinha pelo povo de São Francisco do Conde.

Entre os presentes na cerimônia estavam amigos, familiares e diversos políticos, como os deputados estaduais Rosemberg Pinto, Bira Coroa e Sargento Isidório, dos prefeitos Evandro Almeida e a presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria. Também marcaram presença o vice-governador, João Leão, e o diretor-presidente e apresentador da Rádio Baiana FM, Carlos Alberto de Oliveira.

IMG-20150724-WA0004 (1)

Bastante emocionado, o ex-secretário de Obras, Joaci Pena, afirmou que sente falta e está buscando forças para continuar o trabalho dela. “É o sentimento de vazio. É uma ausência tão grande pra mim. Foram 29 anos de relacionamento. Desde que conheci Rilza, nunca passei um Natal e São João fora de São Francisco do Conde. O que a gente sente é uma dor tão grande, uma ausência maior ainda e buscando forças, porque a gente precisa levar em frente o projeto de Rilza Valentim que é fazer esse povo feliz”, disse Joaci, em entrevista ao programa Baiana Livre.

Rilza Valentim faleceu em 24 de julho de 2014, no Hospital Aliança, em Salvador, devido a uma embolia pulmonar, complicação decorrente de anemia falciforme – doença genética que acometia a gestora. Ela deixou três filhos.